2006/10/19

NATO

Um dos muitos erros irreparáveis de "Bush", e que acontece também na sequência dos erros de "Clinton" em forçar o intervencionismo da NATO na Sérvia e arredores, foi envolver a NATO em operações de ocupação e sustentação de regimes.

Sabemos com acabam esses ímpetos humanitários e libertadores: os soldados ficam sobre fogo cruzado por todas as partes. No ínicio, os "insurgentes" são fáceis de distinguir do resto da população, depois com o tempo já não só "Talibans" que se envolvem, as baixas laterais aumentam, os laços familiares e tribais fazem com que por nenhuma ou todas as razões, a oposição à ocupação alargue, no meio de contradições e complexidades impossíveis de discernir. Na fase final, as baixas começam a acelerar e o colapso do argumento moral entre em decadência.

O distanciamento e negação da realidade começa a operar e depois começa adisfuncionalidade completa da razão e moral. Vasco Rato diz que o perigo está no Afeganistão (mas que perigo os Talibans vão invadir o Ocidente? Ou a NATO foi criada para defender os direitos das muilheres no deserto tribal?) e isso justifica tudo.

NATO Operations Kill 22 Civilians in Afghanistan
Comments:
"...ímpetos humanitários e libertadores" ????????????

Será mesmo Bush que está a sofrer disto?

"O distanciamento e negação da realidade ..."
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?