2006/08/04

Todos os Monopólios são maus

Uma verdade pode conter muitas verdades. A dos escudos civis.

Se calhar os israelitas cairam numa armadilha mas é uma armadilha totalmente voluntária porque os rockets parecem não constituir grande perigo (ou mesmo nenhum) convencional e a operação israelita notóriamente estava preparada ao pormenor à espera de um bom motivo.

A resistência francesa não guardava o seu armamento em armazens isolados devidamente assinalados com uma seta. Nao estou a comparar a moral de um outro. Apenas os métodos.Mas não se nota própriamente uma revolta da população contra o Hezbolla. Incluindo da estrutura democrática (presidente / etc).

A obra social do hezbollah e hamas é conhecida. Por isso conseguiram crescer em termos "democráticos". (Não, isso não perdoa os métodos e objectivos da violência perpretada).

O Hezbollah não existia antes da anterior invasão do Líbano, feita para esmagar alguma actividade (olhando para trás, era muito pouca...para quê essa primeria invasão?) da OLP nos campos de refugiados.

Sharon acabou por "originar" o Hezbollah e retirar-se, no meio de alguns eventos condenáveis. E mesmo os cristãos que combatiam em guerra civil, hoje, não se nota apoio ou compreensão com Israel.

O que esta super-escalada a propósito de ataque a uns soldados vai trazer mesmo quenão o seja a curto prazo podemos apenas temer (a outros suponho que apenas realizar os seus inconfessáveis desejos). Não é uma questão de medo. É o da experiência das "unintended consequences".

Existe um ponto a partir do qual os acontecimentos saiem completamente fora do controle seja de quem for e é nesse momento em que a civilização desaparece e o verdadeiro "Evil" tudo domina e a todos domina.

Teologicamente, a violência é uma teia que o Diabo tece com paciência, o pior que faz é dar "razões" a todos os intervenientes. Assim, cada um consegue sempre reclamar a sua razão.

Em disputa, a existência de um Estado com o monopólio absoluto da violência num determinado território. É por esse Monopólio que se fazem Guerras entre Estados e Guerras Civis.

Todos os monopólios (não-naturais) são "maus". E este é o pior de todos.
Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?