2006/08/16

"Israel planeou guerra no Líbano antes do rapto dos seus soldados "

Nã sei como no Insurgente conseguiram publicar um post sobre como o Hezbollah preparou "isto" à 6 anos?Mas o que é "isto"?

Preparar a defesa contra um ataque em larga escala em território Libanês (depois do Sul do Líbano ter sido ocupado tantos anos e a aviação isrelita com frequência violar o espaço aéreo do Líbano)?

Era tão, tão claro, que o rapto de 2 soldados (que já tinham acontecido, mas resolvidos por negociação, etc) foi o motivo para o lançamento de uma operação de larga escala estudada ao pormenor antecipadamente...

Porquê cometer estes erros numa linha de defesa? Existem pontos válidos que podem ser feitos, é escusado entrar na linha QI abaixo de 50 de muitos crazy-neo-cons.

Cairam numa ratoreira talvez. Este tipo de derrota estratégica evitável por parte de Israel só vai trazer maiores problemas a Israel cuja saída é pelo contrário ganhar posição moral ao responder o mínimo possivel fora do seu territorio (mas cuidando da sua defesa territorial e fronteiriça).

Quando Israel nao respodeu aos mísseis de Saddam (de resto, totalmente ineficazes, nao me lembro sequer de vítimas mortais) essa posição e reconhecimento moral cresceu imediatamente. A Síria, lembremos, fez parte da "coligaçao de vontades" contra Saddam.
Comments:
Continuo a questionar-me onde está o soldado israelita Gilad Shalit capturado pelos palestinianos na faixa de Gaza e que deu origem ao bombardeamneto dessa zona?
Será que a faixa de Gaza ainda existe?
Isto aconteceu antes dos inicio de conflito no Libano.Lembram-se?
Ou sou eu que estou a imaginar coisas?
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?